segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Olheiras

Volto depois de uma semana para dizer que minhas olheiras estão mais profundas do que nunca. Não estou conseguindo fazer nada para melhorar o sono do Henrique, nem seguir o meu instinto. Fiquei pensando em muitas coisas e não cheguei a conclusão nenhuma. Pode ser que para uns a solução seja simples, mas não a vejo de uma maneira tão fácil de colocar em prática. O que todos os livros dizem é para deixar o bebê sozinho gradativamente em seu berço, mesmo que para isso ele chore de soluçar. Seria a maneira de ensinar a ele a dormir sozinho. A 1ª questão é que nem todos os bebês são iguais, da mesma maneira que os pais também são diferentes e dai usar uma receita de bolo não é certeza que tudo dará certo. A 2ª questão é toda a segurança que eu construi com ele desde o inicio. O Henrique é uma criança que não estranha ninguém, que não chora quando a mamãe sai para trabalhar (por enquanto), que fica bem com qualquer pessoa que lhe dê atenção, isso são sinais de uma criança segura, que sabe que a mãe volta e por isso não se desespera na sua ausência. Será que se a mamãe deixar ele chorando não berço e não aparecer quando ele a solicitar, ele vai continuar se sentindo seguro? Essa tem sido a minha maior dúvida. Tenho muitas outras também... Até que ponto os bebês entendem o que se passa? Será tudo isso uma grande chantagem? Ou ele sente mesmo a falta da mãe? Falei sobre isso com algumas pessoas e as que entendem de bebês me dizem que essa é uma fase, que como todas as outras, passam. Fico aqui tentando achar uma solução e literalmente perdendo minhas noites de sono.

3 comentários:

Cris disse...

Não deixa o meu anjinho chorar de soluçar não! :-( Ninguém gosta de ficar sozinho! Espera que o reloginho dele se adapta com o tempo. Enquanto isso, vá usando uns creminhos para olheiras. A Nivea tem um ótimo!

caucherques disse...

Ju, eu e Darlan passamos uma fase horrível com a Bruna por volta de 9 meses. Foram quase 2 meses sem dormir e já estávamos brigando um com o outro por conta do cansaço. Tenho uma tonelada de livros sobre sono infantil e posso mandá-los pra vc pela bolsa do Henrique. Na verdade acabei tirando uma média de tudo que li e usei o bom senso também pra não deixá-la se esgoelar a toa.

Anônimo disse...

Olá Juliana, assim como vc tbm tenho um "cartão de visita" chamado Henrique. Ele estará completando 7 meses em 15/03/08 e as conhecidencias não terminam no nome, o meu Henrique tbm é notívago. Estou há 6 meses sem dormir, estou tão cansada que não faço nada direito. Eu e meu marido tbm já estamos brigando de tão cansados que estamos. É bom saber que tudo isso acontece com outras pessoas tbm...no meio da madrugada quando estamos acordados acreditamos q isso só acontece com agente. E não paramos de nos perguntar - o q foi q fiz de errado? O q deixei de fazer pra ele ficar assim? São mtas dúvidas e apesar de ser sempre cautelosa a mãe sempre se sente culpada ou pensa que poderia ter feito diferente, ou melhor. Enfim, como não existe mesmo formula mágica para fazê-lo dormir, vou acumulando horas de sono, olheiras e me consolando com o fato de ser um bebê que come... Já imaginou um que não dorme e não come? Nem quero imaginar!!! Estou meio que desabafando, pois converso com mta gente e todos dizem q é normal e acabam minimizando o problema q eu fico morrendo de raiva.